Design e Artesanato: Fragilidades de uma Aproximação

Autores

  • Maíra Fontenele Santana (SEBRAE Nacional) SEBRAE Nacional

Palavras-chave:

Artesanato, Design, Identidade.

Resumo

O campo do design, desde seu surgimento, negou a existência do artesanato e evitou qualquer contato possível entre os dois. Porém, a partir da década de 1980, o Brasil inicia uma aproximação que quebra paradigmas de conceito e da história de ambos. O artesanato passou a fazer parte de discussões no âmbito do poder público, privado e da academia. O avanço para ambos foi extraordinário, mas os resultados dessa iniciativa nem sempre são positivos. A história desse distanciamento ainda apresenta resquícios nos dias de hoje. Este artigo pretende: discorrer sobre essa história de distanciamento e aproximação, expondo os caminhos seguidos durante essa trajetória e os conceitos estabelecidos para definir design e artesanato; apresentar dois exemplos de intervenções de designers em empreendimentos de artesanato, relacionando os pontos de tensão caracterizados por benefícios unilaterais e, algumas vezes, verticais que espelham problemas históricos dessa relação; bem como promover reflexão no sentido de encontrar caminhos de uma relação colaborativa e harmoniosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Fontenele Santana (SEBRAE Nacional), SEBRAE Nacional

Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto e Programação Visual pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Trabalha no SEBRAE Nacional na carteira de artesanato. Tem experiência na área incubação de empreendimentos econômicos solidários, com ênfase em artesanato e atua na coordenação de projetos voltados para o setor artesanal.

Downloads

Como Citar

Santana (SEBRAE Nacional), M. F. (2013). Design e Artesanato: Fragilidades de uma Aproximação. Cadernos Gestão Social, 4(1), 103–115. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31608

Edição

Seção

Artigos