A Gestão Social no Contexto das Organizações da Sociedade Civil: Desafios para Efetivação da Cidadania

Autores

  • Erica Monteiro do Bomfim Bordin (ULBRA-RS) Universidade Luterana Brasileira

Palavras-chave:

Assistência Social, Organizações da Sociedade Civil, Cidadania.

Resumo

O presente artigo traz parte de uma investigação sobre Gestão Social, que objetivou analisar sua configuração no contexto das organizações da sociedade civil de Porto Alegre, as quais compõem a rede socioassistencial, visando contribuir com subsídios para um trabalho viabilizador da cidadania. Interessa, nos marcos deste trabalho, compreender os processos sociais que permeiam a constituição de um modelo de Gestão Social emergente, firmado por pactos sociais entre as instâncias sociais e efetivado em espaços públicos não-estatais. Como lócus de estudo, pesquisamos organizações da sociedade civil vinculadas à Política de Assistência Social, porém, não abordaremos esse tema neste artigo. Privilegiamos trabalhar as organizações da sociedade civil como espaços públicos, sua trajetória histórica, em cuja gênese, não há motivação político e/ou ideológica, e, finalmente, seu processo de gestão, que apresenta várias fragilidades que necessitam de aprimoramento, profissionalização e de participação dos trabalhadores e usuários. Como conclusões do estudo, refletiremos sobre a contribuição dessas organizações da sociedade civil à Gestão Social, se limitada à execução da política, ou com potencial de se constituir como um espaço contra-hegemônico, baseado nas demandas da população, e não em interesses privativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Monteiro do Bomfim Bordin (ULBRA-RS), Universidade Luterana Brasileira

Especialista em Gestão da Responsabilidade Social pela Fundação Irmão José Otão (FIJO). Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS). Atualmente, é Professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Luterana Brasileira (ULBRA), Analista de Desenvolvimento Social e Pesquisadora na Fundação Irmão José Otão – FIJO/PUC-RS.

Downloads

Como Citar

Bordin (ULBRA-RS), E. M. do B. (2013). A Gestão Social no Contexto das Organizações da Sociedade Civil: Desafios para Efetivação da Cidadania. Cadernos Gestão Social, 4(1), 39–56. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31604

Edição

Seção

Colóquio Internacional Sobre Poder Local