Governança em ONGs: Um Ensaio Teórico

Autores

  • Ivan Barreto de Lima Rocha (UFPE) Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcos Gilson Gomes Feitosa (UFPE) Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Governança, Terceiro Setor, Organizações Não-Governamentais

Resumo

O presente trabalho é motivado pela seguinte pergunta: por que se utilizar de práticas e nomenclaturas empregadas nas empresas, como é o caso da governança corporativa, no estudo da gestão social? O fato é que, em se tratando de sistemas regulatórios, nos últimos dois séculos, não houve um desenvolvimento harmônico entre as organizações públicas, privadas e do terceiro setor (SANTOS, 2000, p.56). O artigo tem como objetivo geral abordar os fundamentos teóricos no campo da governança em ONGs, para ampliar o conhecimento sobre as particularidades do terceiro setor quanto à governança. Para tanto: (a) fez-se uma revisão da literatura sobre governança no terceiro setor; (b) apontou-se a contextualização e relevância do tema na atualidade; e (c) demonstrou-se a razão de se aplicar normas e conceitos regulatórios típicos de empresas, como o tema da governança corporativa, às ONGs. Concluiu-se que, apesar das críticas teórico-conceituais que existem em relação às ONGs utilizarem essas normas e conceitos amplamente empregados nas empresas, pelo risco de serem influenciadas com a cosmovisão do mercado, é melhor insistir em práticas de governança corporativa nas ONGs, porque mesmo as causas nobres não podem deixar de contar com instrumentos que garantam a correta aplicação dos recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Barreto de Lima Rocha (UFPE), Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Honorário da Ordem dos Advogados do Brasil-Secção Pernambuco, na Escola Ruy Antunes.

Marcos Gilson Gomes Feitosa (UFPE), Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE).

Downloads

Como Citar

Rocha (UFPE), I. B. de L., & Feitosa (UFPE), M. G. G. (2013). Governança em ONGs: Um Ensaio Teórico. Cadernos Gestão Social, 4(1), 25–37. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31603

Edição

Seção

Colóquio Internacional Sobre Poder Local