Interesse Público: Significados e Conexões

Autores

  • Vânia Aparecida Rezende de Oliveira (NEAPEGS/UFLA) Universidade Federal de Lavras
  • José Roberto Pereira (NEAPEGS/UFLA) Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Interesse Público, Gestão Pública, Gestão Social.

Resumo

O objetivo desse artigo é caracterizar, de forma teórica e conceitual, os significados de interesse público na literatura científica, que possam contribuir para o entendimento de suas possíveis conexões com gestão pública. Perante os resultados demonstrados pela pesquisa realizada, o ensaio defende que trata-se de um conceito que vai além da percepção de coletividade. O “público” aqui defendido, ou desejado, diz respeito a um espaço onde indivíduos se organizam em busca de um bem maior, ou seja, do bem comum, do interesse público. Nesse tipo de espaço, deve prevalecer a formação de uma opinião que vise à evolução e o progresso societal. Compor um “público” e um pensar no “interesse público” significa que esse espírito de cidadania e civilidade aconteça de forma espontânea e dialógica. Tal ideia mostra consonância com os princípios defendidos na gestão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Aparecida Rezende de Oliveira (NEAPEGS/UFLA), Universidade Federal de Lavras

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (NEAPEGS/UFLA)

José Roberto Pereira (NEAPEGS/UFLA), Universidade Federal de Lavras

Graduado e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Associado da UFLA. Pesquisador pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Pesquisador Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (INCUBACOOP/UFLA) e do Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (NEAPEGS/UFLA). Líder do Grupo de Pesquisa em Administração Pública e Gestão Social registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Downloads

Como Citar

Rezende de Oliveira (NEAPEGS/UFLA), V. A., & Roberto Pereira (NEAPEGS/UFLA), J. (2013). Interesse Público: Significados e Conexões. Cadernos Gestão Social, 4(1), 13–23. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31602

Edição

Seção

Colóquio Internacional Sobre Poder Local