Padrões Culturais Avaliativos: uma análise à luz da taxonomia de Fink (2012)

Autores

  • Maria Luisa Mendes Teixeira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Helga Midori Iwamoto Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Padrões Culturais Avaliativos, Taxonomia, Culturas Nacionais.

Resumo

Resumo Os Padrões Culturais Avaliativos constituem uma área de estudo que visa principalmente a auxiliar na adaptação de expatriados. Em grande parte dos estudos, tem-se por base o conceito de padrões culturais na visão de Thomas (1993). No entanto, o conceito de Padrões Culturais Avaliativos tem sofrido algumas críticas por ser considerado inclusivo, ao contemplar diferentes constructos, como valores, pensamentos e ações, não possuindo um conteúdo substantivo próprio (ECKENSBERGER, 1996). Visando compreender o conteúdo substantivo do conceito, este artigo teve por objetivo geral analisar os Padrões Culturais Avaliativos apresentados nos estudos desenvolvidos em diferentes países. Como objetivo específico analisar a adequação da taxonomia proposta por Fink (2012) para a classificação de Padrões Culturais Avaliativos. Esta taxonomia contempla as seguintes categorias: padrões/estilos de comunicação; comportamento em relação ao tempo; adoção e obediência a regras; lealdade vs. orientação para desempenho; estilos de gestão de conflito (estilos de crítica); transferência de conhecimento e integração; separação entre vida privada e negócios. Para a realização desta análise, foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, envolvendo 56 textos sobre os Padrões Culturais Avaliativos. Como resultados, obteve-se que as categorias de Fink (op. cit) foram insuficientes para abarcar os Padrões Culturais encontrados na literatura, e que a categoria “transferência de conhecimento” não foi encontrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luisa Mendes Teixeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorado pela Universidad Complutense de Madrid. Atualmente é profa. do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade , Presbiteriana Mackenzie e Profa. convidada do ISCTE - IUL (Portugal). Dedica-se ao estudo de valores e Dignidade Organizacional. Lidera e participa de projetos em parcerias com outros pesquisadores nacionais e estrangeiros, entre estes, pesquisadores da Alemanha, Espanha, Portugal e Hong Kong.

Helga Midori Iwamoto, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Professora Assistente no Colegiado de Administração desde 2006 na Fundação Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2014-04-16

Como Citar

Teixeira, M. L. M., & Iwamoto, H. M. (2014). Padrões Culturais Avaliativos: uma análise à luz da taxonomia de Fink (2012). Cadernos Gestão Social, 4(2), 199–214. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31596

Edição

Seção

Artigos