Relações com Financiadores na Accountability do Terceiro Setor

Autores

  • Carlos Eduardo Guerra Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Reynaldo Maia Muniz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

accountability, terceiro setor, financiadores

Resumo

Este estudo analisa as dinâmicas da accountability nas relações entre organizações do terceiro setor e agentes financiadores. A accountability fundamenta-se em princípios de responsabilização, transparência, prestação de contas e controle social. Diante da existência de regras e sanções que comumente emanam das relações com financiadores, é sugestivo que esses se constituem em um dos grupos que apresentam maior impacto na accountability das organizações do terceiro setor. A presente investigação foi conduzida por meio de um estudo de casos múltiplos, que evidencia o contexto de nove organizações que atuam no terceiro setor brasileiro. Dentre as constatações do estudo, considera-se que as posturas dos financiadores nas relações com as organizações são diversas, desde as mais autoritárias àquelas que favorecem o aprendizado mútuo. Destaca-se que as organizações, de forma a obter e manter seus recursos, precisam lidar com o controle social – predominantemente vertical – exercido pelos agentes financiadores, sendo a prestação de contas o principal mecanismo que possibilita às organizações a demonstração de transparência e desempenho nos resultados alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Guerra Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Doutorando em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da UFMG. Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Dinâmicas Estratégicas em Organizações (DEON/UFMG)

Reynaldo Maia Muniz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Ciência Política e Administração Pública (Universidad Complutense de Madrid) e professor do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da UFMG. Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Dinâmicas Estratégicas em Organizações (DEON/UFMG)

Downloads

Publicado

2014-04-16

Como Citar

Silva, C. E. G., & Muniz, R. M. (2014). Relações com Financiadores na Accountability do Terceiro Setor. Cadernos Gestão Social, 4(2), 235–251. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31594

Edição

Seção

Artigos