Fatores Determinantes na Gestão de Organizações Coletivas de Catadores da Região Metropolitana de Belém

Autores

  • Ana Lígia Pires (PPDMAU/UNAMA) PPDMAU/UNAMA
  • José Otávio Pires (PPAD/UNAMA) PPAD/UNAMA
  • Marco Aurélio Arbage Lobo (PPDMAU/UNAMA) PPDMAU/UNAMA

Palavras-chave:

Cooperação, Organizações de Catadores de Materiais Recicláveis, Gestão de Cooperativas.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um panorama dos aspectos organizacionais que caracterizam as seis organizações de catadores de materiais recicláveis que operavam na recuperação desses resíduos nos municípios da Região Metropolitana de Belém, no período analisado. O aspecto central da discussão giraem torno dos múltiplos fatores que determinam os resultados alcançados por essas entidades. Ficou demonstrado que, dentre esses elementos, adquirem maior importância as estratégias logísticas e organizativas que influenciam a escala, regularidade e qualidade do suprimento para atender a demanda; os diferentes níveis de organização e formalização da atividade; seu modelo de gestão; baixa capacidade de elevar resultados na cadeia produtiva e; as dificuldades de construir parcerias com o setor público e outros agentes relevantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo/exploratório, conduzida por um levantamento que se valeu da triangulação de diversas fontes para reforçar a validade da pesquisa. Os resultados evidenciam que ainda existe um longo caminho a percorrer se essas organizações aspirarem superar os obstáculos a um melhor desempenho. Para tanto, haverão de adotar iniciativas para aprimorar a qualidade de sua gestão por meio da qualificação dos dirigentes, fomentar avanços na autogestão e catalisar um forte movimento voltado à convergência das ações do conjunto de tais organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lígia Pires (PPDMAU/UNAMA), PPDMAU/UNAMA

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano pela Universidade da Amazônia (PPDMAU/UNAMA)

José Otávio Pires (PPAD/UNAMA), PPAD/UNAMA

Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Cornell University, Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA)

Marco Aurélio Arbage Lobo (PPDMAU/UNAMA), PPDMAU/UNAMA

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano da Universidade da Amazônia (PPDMAU/UNAMA).

Downloads

Como Citar

Pires (PPDMAU/UNAMA), A. L., Pires (PPAD/UNAMA), J. O., & Lobo (PPDMAU/UNAMA), M. A. A. (2013). Fatores Determinantes na Gestão de Organizações Coletivas de Catadores da Região Metropolitana de Belém. Cadernos Gestão Social, 3(2), 275–291. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31590

Edição

Seção

Fórum 'Cooperativismo e Gestão de Empreendimentos Cooperativos'