Limites, Possibilidades e Dificuldades de Gestão Social em Redes de Cooperação para o Desenvolvimento Local

Autores

  • Yana Moura de Sousa (PPAD/UNAMA) PPAD/UNAMA
  • Ana Maria Albuquerque de Vasconcellos (PPAD/UNAMA) PPAD/UNAMA
  • Mário Vasconcelos Sobrinho (PPAD/UNAMA) PPAD/UNAMA

Palavras-chave:

Redes de Cooperação, Desenvolvimento Local, Programa Nacional do Óleo de Palma.

Resumo

O artigo discute os limites e as possibilidades da conformação de redes de cooperação no contexto de programas para o desenvolvimento local. Especificamente, o artigo analisa a gestão social da rede de cooperação formada no Programa Nacional do Óleo de Palma (PNOP), no município de Concórdia do Pará. O programa, lançado pelo governo federal, inclui em suas diretrizes a formação de uma rede de cooperação entre agricultores familiares, empresas interessadas e órgãos estatais regulamentadores. A metodologia adotada na pesquisa foi a de estudo de caso. A partir de uma abordagem qualitativa, entrevistou-se 12 agricultores familiares que fazem parte das ações do programa, agentes da prefeitura, secretaria municipal de agricultura, secretaria municipal de meio ambiente, sindicato dos trabalhadores rurais e o gerente municipal de agricultura familiar da empresa Alpha (nome fictício). O estudo aponta grandes potencialidades na conformação de redes de cooperação para a efetividade dos programas de desenvolvimento local. Todavia, existem muitas dificuldades para a gestão social dessas redes e, consequentemente, dos programas de desenvolvimento. Essas dificuldades podem ser expressas pelos conflitos de interesses entre os partícipes da rede de cooperação, diante da inclusão social de atores historicamente excluídos dos processos de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yana Moura de Sousa (PPAD/UNAMA), PPAD/UNAMA

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da universidade da Amazônia (UNAMA). Bolsista da CAPES no PROSUP/PPAD/UNAMA.

Ana Maria Albuquerque de Vasconcellos (PPAD/UNAMA), PPAD/UNAMA

Doutora em Estudos do Desenvolvimento pela University of Wales Swansea (Grã-Bretanha). Professora titular e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Mário Vasconcelos Sobrinho (PPAD/UNAMA), PPAD/UNAMA

Doutor em Estudos do Desenvolvimento pela University of Wales Swansea, Grã-Bretanha (2007). Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local (PPGEDAM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Downloads

Publicado

2013-04-07

Como Citar

Sousa (PPAD/UNAMA), Y. M. de, Vasconcellos (PPAD/UNAMA), A. M. A. de, & Vasconcelos Sobrinho (PPAD/UNAMA), M. (2013). Limites, Possibilidades e Dificuldades de Gestão Social em Redes de Cooperação para o Desenvolvimento Local. Cadernos Gestão Social, 3(2), 235–250. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31588

Edição

Seção

Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social