O Papel das Emoções no Empreendedorismo Social: Sinalização para um Código de Conduta?

Autores

  • Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros (FAGEN/UFU) UFU
  • Valdir Machado Valadão Júnior (FAGEN/UFU FAGEN/UFU
  • Rodrigo Miranda (FAGEN/UFU) FAGEN/UFU

Resumo

O empreendedorismo social, como conceito, se apresenta com características diferentes da gestão social tradicional e da gestão empreendedora, resultando na busca de ações e resultados coletivos e de emancipação social. Neste trabalho, recorremos ao pensamento de Norbert Elias (1990; 1995) – para quem as condutas, bem como as emoções, são geradas em um processo civilizador, tornando-se condizentes com a ordem social vigente na sociedade – a fim de examinar o empreendedorismo social como fenômeno emergente. E é nesse contexto que se insere a questão que orienta o presente trabalho: qual a natureza das emoções expressas por homens e mulheres que empreenderam ações no campo social? Para investigar tal questão, estabelecemos o objetivo de identificar as emoções manifestadas no discurso dos finalistas do Prêmio Empreendedores Sociais, realizado pela Folha de S.Paulo e a Fundação Schwab, dos anos de 2005 a 2009. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados considerados para análise são as publicações no website do Prêmio Empreendedor Social. A análise discursiva aponta para quatro categorias de emoções: esperança, altruísmo, paixão e coragem, as quais interpretamos como parte de um “processo civilizador”, do qual fala Norbert Elias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros (FAGEN/UFU), UFU

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Doutoranda em Administração na FGV/EAESP. Professora da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Valdir Machado Valadão Júnior (FAGEN/UFU, FAGEN/UFU

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Líder do Grupo de Pesquisa de Gestão do Terceiro Setor da FAGENUFU.

Rodrigo Miranda (FAGEN/UFU), FAGEN/UFU

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Doutoranda em Administração na FGV/EAESP. Professor da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2013-04-07

Como Citar

Medeiros (FAGEN/UFU), C. R. de O., Valadão Júnior (FAGEN/UFU, V. M., & Miranda (FAGEN/UFU), R. (2013). O Papel das Emoções no Empreendedorismo Social: Sinalização para um Código de Conduta?. Cadernos Gestão Social, 3(2), 221–233. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31587

Edição

Seção

Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social