O Papel das Emoções no Empreendedorismo Social: Sinalização para um Código de Conduta?
Resumo
O empreendedorismo social, como conceito, se apresenta com características diferentes da gestão social tradicional e da gestão empreendedora, resultando na busca de ações e resultados coletivos e de emancipação social. Neste trabalho, recorremos ao pensamento de Norbert Elias (1990; 1995) – para quem as condutas, bem como as emoções, são geradas em um processo civilizador, tornando-se condizentes com a ordem social vigente na sociedade – a fim de examinar o empreendedorismo social como fenômeno emergente. E é nesse contexto que se insere a questão que orienta o presente trabalho: qual a natureza das emoções expressas por homens e mulheres que empreenderam ações no campo social? Para investigar tal questão, estabelecemos o objetivo de identificar as emoções manifestadas no discurso dos finalistas do Prêmio Empreendedores Sociais, realizado pela Folha de S.Paulo e a Fundação Schwab, dos anos de 2005 a 2009. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados considerados para análise são as publicações no website do Prêmio Empreendedor Social. A análise discursiva aponta para quatro categorias de emoções: esperança, altruísmo, paixão e coragem, as quais interpretamos como parte de um “processo civilizador”, do qual fala Norbert Elias.Downloads
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Publicado
2013-04-07
Como Citar
Medeiros (FAGEN/UFU), C. R. de O., Valadão Júnior (FAGEN/UFU, V. M., & Miranda (FAGEN/UFU), R. (2013). O Papel das Emoções no Empreendedorismo Social: Sinalização para um Código de Conduta?. Cadernos Gestão Social, 3(2), 221–233. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31587
Edição
Seção
Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social
Licença
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