Fundo Rotativo Solidário do Fórum da Economia do Negro: Uma Experiência de Finanças Solidárias com Recorte Racial no Município de Fortaleza, Ceará

Autores

  • Clarício dos Santos Filho (PAPPS/ETENE/BNB) BNB
  • Rosana Marques (COPPIR/PMF) COPPIR/PMF
  • Victoria Régia Arrais de Paiva(PPGS/UFC) PPGS/UFC
  • William Augusto Pereira (Fórum da Economia do Negro de Fortaleza) Fórum da Economia do Negro de Fortaleza

Palavras-chave:

Finanças Solidárias, Fundo Rotativo Solidário, Economia do Negro.

Resumo

A finalidade deste artigo é sistematizar, à luz da análise situacional, a trajetória do Fundo Rotativo Solidário (FRS) do Fórum da Economia do Negro, que apoia 13 empreendimentos econômicos solidários de afrodescendentes no Município de Fortaleza, no Ceará. Trata-se de uma experiência de gestão social de economia solidária com base em recorte étnico-racial, fomentada pela integração de três instrumentos de políticas públicas: política de crédito, promoção da economia solidária e da igualdade racial. O financiamento é do Programa de Apoio a Projetos Produtivos Solidários, implementado com recursos do Banco do Nordeste do Brasil e da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). No campo das finanças solidárias, o FRS é uma metodologia de apoio financeiro às atividades produtivas de caráter associativo, mediante compromisso devolutivo voluntário, com formas flexíveis de retorno monetário ou de equivalência por produtos ou serviços, dirigidas para o atendimento a empreendimentos (grupos produtivos, associações, cooperativas), nos territórios de ação integrada de economia solidária, que adotem princípios de gestão compartilhada e convivência solidária. O Fórum da Economia do Negro é resultado de uma articulação de interesses da sociedade civil organizada e gestão pública. Os dados preliminares apontam que, embora a gestão social dos recursos seja ainda incipiente, o Fundo Rotativo vem contribuindo para o fortalecimento institucional do Fórum da Economia do Negro e seus empreendimentos associados, especificamente no aprendizado da autogestão e nos processos de organização da produção e da comercialização, além da integração das políticas de economia solidária, promoção da igualdade racial e democracia econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarício dos Santos Filho (PAPPS/ETENE/BNB), BNB

Economista com Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é Coordenador do Programa de Apoio a Projetos Produtivos Solidários (PAPPS), no ETENE - Escritório Técnico de Estudos e Pesquisas Econômicos do Nordeste/Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Rosana Marques (COPPIR/PMF), COPPIR/PMF

Graduada em Gestão Pública pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e em Administração Pública, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Atualmente, é assessora técnica da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (COPPIR), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Victoria Régia Arrais de Paiva(PPGS/UFC), PPGS/UFC

Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (PPGS).

William Augusto Pereira (Fórum da Economia do Negro de Fortaleza), Fórum da Economia do Negro de Fortaleza

Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Coordenador do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza e membro do Maracatu Nação Iracema, de Fortaleza.

Downloads

Publicado

2013-04-06

Como Citar

dos Santos Filho (PAPPS/ETENE/BNB), C., Marques (COPPIR/PMF), R., Arrais de Paiva(PPGS/UFC), V. R., & Pereira (Fórum da Economia do Negro de Fortaleza), W. A. (2013). Fundo Rotativo Solidário do Fórum da Economia do Negro: Uma Experiência de Finanças Solidárias com Recorte Racial no Município de Fortaleza, Ceará. Cadernos Gestão Social, 3(2), 187–204. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31584

Edição

Seção

Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social