Análise das Externalidades de Impacto Econômico com a Implantação do ICMS Ecológico no Pará

Autores

  • Ynis Cristine de Santana Martins Lino Ferreira Faculdade Metropolitana da Amazônia
  • Mário Vasconcellos Sobrinho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/ UNIVERSIDADE DA AMAZÕNIA

Palavras-chave:

ICMS Ecológico. Externalidades de Impacto Econômico. Pará

Resumo

A partir de simulações contábeis, o artigo discute, na perspectiva municipal, o ICMS ecológico (ICMS-E) e as externalidades de impacto econômico (perdas e ganhos nas cotas-parte de ICMS) advindas da implantação desse instrumento de política ambiental. Em particular, o artigo busca responder como o ICMS-E provoca externalidades de impacto econômico, tomando como referência analítica os municípios localizados na Região de Integração (RI) Tocantins e RI Lago de Tucuruí, ambas do estado do Pará. A análise é realizada a partir de simulações contábeis que permitem identificar ganhos e perdas incidentes nas cotas-parte de ICMS dos municípios. O simulador considerou critérios utilizados por estados que adotaram o ICMS Ecológico, entretanto, com adaptações à realidade paraense, realizadas a partir de entrevistas com especialistas da área jurídica, econômica e contábil. O estudo partiu da premissa de que o ICMS-E é um instrumento de política ambiental limitado no seu escopo e propósito. O critério ambiental do ICMS-E não mudou a lógica de distorção observada na distribuição de ICMS das RI Tocantins e Lago de Tucuruí. O artigo demonstra lacunas teóricas e empíricas para o ICMS Ecológico, além de externalidades negativas de impacto econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ynis Cristine de Santana Martins Lino Ferreira, Faculdade Metropolitana da Amazônia

Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Curso de Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ).

Mário Vasconcellos Sobrinho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/ UNIVERSIDADE DA AMAZÕNIA

Doutor em Estudos do Desenvolvimento pela Swansea University, Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação de Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) da UFPA. Professor do Programa de Mestrado de Administração da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Downloads

Publicado

2014-11-29

Como Citar

de Santana Martins Lino Ferreira, Y. C., & Sobrinho, M. V. (2014). Análise das Externalidades de Impacto Econômico com a Implantação do ICMS Ecológico no Pará. Cadernos Gestão Social, 5(1), 63–79. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31572

Edição

Seção

Artigos