Da dialogicidade entre universidade e comunidade: um estudo de caso da extensão universitária a partir do exercício da democracia dialógica na pesquisa-ação
Palavras-chave:
Democracia Dialógica, Extensão Universitária, Comunidades RuraisResumo
Tem-se o objetivo com este artigo de relatar a importância de um projeto de extensão universitária e sua articulação com a comunidade, o qual buscou mudanças na realidade local por meio da democracia dialógica. Para tanto, utiliza-se como arcabouço teórico Freire (1979, 1981, 1986, 2000), Giddens (1991, 1994, 2005), Thiollent (2005) e Zaoual (2003). A metodologia desenvolveu-se a partir do estudo de caso sobre o projeto de extensão “Cultura e Identidade: elementos necessários para a prática pedagógica e fortalecimento do local”. O estudo expõe práticas inovadoras no processo de pesquisa, reflexão e ação para o empoderamento da comunidade foco e acadêmica. O alcance dos objetivos decorreu a partir da construção de vínculos entre extensionistas e comunidade que possibilitaram o exercício dialógico. A principal contribuição é a interlocução entre teoria e prática a partir da reflexão, da vivência e do diálogo. Desse modo, rompe-se a visão reducionista da intervençãoDownloads
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Publicado
2012-05-22
Como Citar
Ferreira (UFPR), M. R., Silva (UFPR), F. da, & Zanatta (UFPR), R. A. F. (2012). Da dialogicidade entre universidade e comunidade: um estudo de caso da extensão universitária a partir do exercício da democracia dialógica na pesquisa-ação. Cadernos Gestão Social, 3(1), 53–68. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31558
Edição
Seção
Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social
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