Agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional: análise dos resultados do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Doação Simultânea) nos estados da Bahia e Minas Gerais

Autores

  • André Rodrigues dos Santos (UFVJM) UFVJM
  • Naldeir dos Santos Vieira (UFVJM) UFMV
  • Palloma Rosa Ferreira (UFV) UFV
  • Thiago Teixeira Sant’Ana e Castro (UFV) UFV

Palavras-chave:

Programa de Aquisição de Alimentos, Agricultura Familiar, Segurança Alimentar e Nutricional.

Resumo

Com o objetivo de identificar e analisar as potencialidades da agricultura familiar no combate à fome e à insegurança alimentar, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Doação Simultânea), nos estados da Bahia e Minas Gerais, os autores deste artigo debatem os principais aspectos do PAA relacionados à agricultura familiar e à segurança alimentar. Como técnica de investigação, primeiramente, foi utilizada a pesquisa bibliográfica para conceituação das temáticas abordadas. Posteriormente, realizou-se um estudo exploratório e quantitativo, por meio do envio de questionários a Agentes Técnicos de Extensão Rural (Agentes de ATER) dos Estados supracitados, que prestam serviços para empresas públicas de assistência técnica rural, prefeituras, Organizações Não Governamentais (ONGs), cooperativas e associações produtivas, anteriormente mapeados pela equipe da ONG EDUCOOP. Como quadro teórico de referência, destacam-se autores como Wanderley (1996), Rocha (2007), Castro (1965), ressaltando aspectos da agricultura familiar e apresentando o progresso das políticas públicas direcionadas a esta categoria. Podem ser mencionados, ainda, Andrade Júnior (2009), Delgado, Conceição e Oliveira (2005), Cyntrão (2008) e MDS (2010), os quais aprofundam o debate sobre o PAA e suas implicações para agricultura familiar. Como principal resultado obtido destaca-se que, de acordo com os agentes de ATER, houve melhoria na qualidade de vida tanto do público beneficiado com os alimentos advindos do Programa, quanto das famílias associadas às entidades proponentes. Foi identificada como principal vantagem do Programa a garantia de venda dos produtos e, como principal limitação, as dificuldades para a elaboração dos projetos voltados para a Doação Simultânea a serem encaminhados para a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Rodrigues dos Santos (UFVJM), UFVJM

Bacharel em Administração pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Endereço: Rua Engenheiro Antunes, Nº 245, Centro, CEP: 39800-019. Teófilo Otoni/MG.

Naldeir dos Santos Vieira (UFVJM), UFMV

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professor assistente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Endereço: UFVJM, Campus Mucuri. Departamento de Administração. Rua do Cruzeiro, Nº 1. Bairro Jardim São Paulo. CEP: 39801-000. Teófilo Otoni- MG.

Palloma Rosa Ferreira (UFV), UFV

Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Assessora da ONG EUCOOP. Endereço: Rua Reinaldo de Araújo, Nº 270/02. Bairro Vale do Sol, CEP: 36570-000. Viçosa - MG.

Thiago Teixeira Sant’Ana e Castro (UFV), UFV

Bacharel em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Assessor da ONG EDUCOOP. Endereço: Rua Nagib Balut, Nº 88, CEP: 36570-000. Viçosa-MG.

Downloads

Publicado

2012-05-22

Como Citar

Santos (UFVJM), A. R. dos, Vieira (UFVJM), N. dos S., Ferreira (UFV), P. R., & Castro (UFV), T. T. S. e. (2012). Agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional: análise dos resultados do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Doação Simultânea) nos estados da Bahia e Minas Gerais. Cadernos Gestão Social, 3(1), 9–24. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31555

Edição

Seção

Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social