O Encontro das águas na(s) Amazônia (s): educação popular e gestão social pela via da experiência da UNIPOP.

Autores

  • Eunápio Dutra do Carmo (CESUPA) CESUPA
  • Francisco Silva (CESUPA)
  • Simone Fonseca (CESUPA)

Palavras-chave:

Gestão Social, Educação Popular, Cultura de Direitos, Amazônia.

Resumo

Trata-se de uma reflexão teórico-metodológica acerca da contribuição da gestão social e dos movimentos sociais na defesa e garantia de uma cultura de direitos, a partir da experiência do Instituto Universidade Popular (Uniprop). Prioriza-se uma análise das estratégias sociopolíticas desta entidade na efetivação de uma lógica social que prioriza a inclusão, a interculturalidade e a valorização do saber popular. A pesquisa de campo, com base na observação, entrevista e pesquisa documental, tem no estudo de caso a sua base metodológica de caráter exploratório. As reflexões sinalizam para a relevância dos processos organizativos na construção dessa nova lógica, considerando a educação popular como uma construção social e, ao mesmo tempo, uma possibilidade para desconstruir a condição de exclusão em que vivem expressivos contingentes de segmentos populares. Situa-se no campo democrático-popular, passando por lutas territorializadas na direção da florestania para as realidades amazônidas brasileiras e de sujeitos que têm protagonizado movimentos de mudanças nos universos culturais diversos e que têm dinamizado debates, dentre os quais se inclui o tema central deste artigo. Destaca-se a contribuição das Instituições de Ensino Superior como possíveis atores a contribuir no fortalecimento das lutas sociais e na possibilidade concreta de apoiar a organização da sociedade civil na construção de novas relações baseadas na perspectiva ético-emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eunápio Dutra do Carmo (CESUPA), CESUPA

Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará - Naea, Graduado em Administração pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio.

Francisco Silva (CESUPA)

Centro Universitário do Pará

Simone Fonseca (CESUPA)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará.

Downloads

Publicado

2009-12-13

Como Citar

Dutra do Carmo (CESUPA), E., Silva (CESUPA), F., & Fonseca (CESUPA), S. (2009). O Encontro das águas na(s) Amazônia (s): educação popular e gestão social pela via da experiência da UNIPOP. Cadernos Gestão Social, 2(1), 149–162. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31545

Edição

Seção

Artigos