A Utilização da idéia de “empoderamento” em políticas públicas e ações da sociedade civil

Autores

  • Gabriela Teixeira Vieira (UFMG) Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carolina Riente de Andrade (UFMG) Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ivan Beck Ckagnazaroff (UFMG) Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mirian Lúcia Jácome Machado (UFMG) Universidade Federal de Minas Gerais
  • Artur Campos Cheib (UFMG) Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bruno Valadares de Abreu (UFMG) Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Empoderamento, sociedade civil, Políticas Públicas

Resumo

É fato notável que ainda não existe um consenso no que diz respeito ao termo empoderamento embora esse seja utilizado com freqüência em pesquisas concentradas na área de Desenvolvimento e por importantes entidades políticas. Este ensaio teórico tem como objetivo delimitar este conceito e promover ainda uma discussão sobre o papel ou as contribuições possíveis das organizações da sociedade civil e do Estado, no contexto brasileiro, em relação ao empoderamento. Para tanto, serão utilizados autores como Foucault, Arendt e Berger para embasar a presente discussão sobre poder e empoderamento. A partir dos referidos autores, percebe-se o empoderamento enquanto um processo dialético, relacional e político e a sociedade civil e o Estado são percebidos enquanto possíveis facilitadores ou dificultadores deste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Teixeira Vieira (UFMG), Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestranda em Psicologia Social pela UFMG.

Carolina Riente de Andrade (UFMG), Universidade Federal de Minas Gerais

Psicóloga - Especialista em Gestão de Pessoas, Mestre em Administração (UFMG) Doutoranda em Estudos Organizacionais e Sociedade - CEPEAD/FACE/UFMG

Ivan Beck Ckagnazaroff (UFMG), Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Economia pela PUC/MG, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutor em Administração pela Aston Business School. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador do Núcleo de Estudos de Gestão Pública da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

Mirian Lúcia Jácome Machado (UFMG), Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e Bolsista de Pesquisa do Núcleo de Estudos de Gestão Pública da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Artur Campos Cheib (UFMG), Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e Estagiário de Pesquisa do Núcleo de Estudos de Gestão Pública da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

Bruno Valadares de Abreu (UFMG), Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente mestrando em Ciência Política pela UFMG.

Downloads

Publicado

2009-12-10

Como Citar

Vieira (UFMG), G. T., Andrade (UFMG), C. R. de, Ckagnazaroff (UFMG), I. B., Machado (UFMG), M. L. J., Cheib (UFMG), A. C., & Abreu (UFMG), B. V. de. (2009). A Utilização da idéia de “empoderamento” em políticas públicas e ações da sociedade civil. Cadernos Gestão Social, 2(1), 135–148. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31533

Edição

Seção

Artigos