Uma metodologia para criação de ações estratégicas no APL de moda intima de Nova Friburgo

Autores

  • Luciene Nascimento de Almeida (SENAI-CETIQT) SENAI-CETIQT
  • Jesús Domech Moré (Estácio) Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

Desenvolvimento Territorial, Arranjos Produtivos Locais, Ações Estratégicas

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do ambiente interno e externo do APL de Moda Íntima de Nova Friburgo, que permite, através de uma metodologia baseada em matrizes de impacto direcionar esforços para ações capazes de potencializar as forças diante das oportunidades e mitigar as fraquezas e as ameaças potenciais, tendo como foco o aumento da capacidade tecnológica e inovativa. Essa metodologia define e determina um Índice de Impacto Relativo de cada uma das forças e a partir daí são propostas ações estratégicas de diferenciação do produto em relação à qualidade e ao design, ações que intensifiquem as relações universidade/empresas e de internacionalização procurando aumentar os níveis de exportação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Nascimento de Almeida (SENAI-CETIQT), SENAI-CETIQT

Formada pela FTESM.- Fundação Técnico Educacional "Souza Márquez", Instituto de Letras em 1994. Rio de Janeiro. Atualmente trabalha na Área de Consultoria no SENAI-CETIQT, Rio de Janeiro. Mestranda da Universidade de Ensino "Estácio de Sá" (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial).

Jesús Domech Moré (Estácio), Universidade Estácio de Sá

Doutor em Ciências Metalúrgicas e dos Materiais (2004/UFRJ). Mestrado em Ciências (1987/MPEI-Moscow, Rússia). Engenheiro Nuclear (1987/MPEI-Moscow, Rússia). Professor Adjunto III da Universidade de Ensino Estácio de Sá. Mestrado em Administração Empresarial. Professor das disciplinas: Gestão Logística, Métodos Quantitativos, Lógica Fuzzy, Estatística. Área de pesquisa: Tecnologias Gerenciais. Projeto de pesquisa: Avaliação fuzzy do grau de sustentabilidade das empresas a partir dos construtos Inovação, Empreendedorismo e Cultura.

Downloads

Publicado

2009-12-10

Como Citar

de Almeida (SENAI-CETIQT), L. N., & Moré (Estácio), J. D. (2009). Uma metodologia para criação de ações estratégicas no APL de moda intima de Nova Friburgo. Cadernos Gestão Social, 2(1), 47–62. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31532

Edição

Seção

Artigos