Práticas de responsabilidade social em empresas varejistas: a percepção e valoração por parte dos colaboradores

Autores

  • Elizete Silva Passos (Fundação Visconde de Cairu) Fundação Visconde de Cairu
  • Raimundo Santos Leal (UFBA) UFBA
  • José Jorge Sousa Carvalho (Fundação Visconde de Cairu) Fundação Visconde de Cairu

Palavras-chave:

responsabilidade social, micro e pequenas empresas, ética.

Resumo

O artigo discute a responsabilidade social, a partir do exemplo de empresas do varejo de pequeno porte cujo objetivo foi analisar a percepção e as práticas de responsabilidade social pelos gestores e colaboradores, considerando os desdobramentos de tais práticas na qualidade de vida e nível de comprometimento organizacional. A pesquisa assume um caráter exploratório em razão do incipiente número de publicações que tratam da responsabilidade social ao âmbito das micro e pequenas empresas. O instrumento utilizado foi um questionário semi-estruturado aplicado pelos pesquisadores, tendo por público-alvo os colaboradores, gestores e sócios. Foi constatado que os dirigentes das organizações estudadas possuem uma idéia difusa acerca da responsabilidade social. Os colaboradores não se sentem explorados, consideram que as organizações agem de acordo com a lógica do mercado. Foi constatada a necessidade de divulgação de práticas socialmente responsáveis através instituições de classe e educacionais.

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Biografia do Autor

Elizete Silva Passos (Fundação Visconde de Cairu), Fundação Visconde de Cairu

possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1977) , especialização em Especialização Em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal da Bahia (1981) , mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1994) . Atualmente é Professor Adjunto do Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências, Professor Titular do Fundaçao Visconde de Cairu, Membro de corpo editorial da O&S. Organizações & Sociedade e Membro de corpo editorial da Revista da Fundação Visconde de Cairu. Tem experiência na área de Filosofia , com ênfase em Ética. Atuando principalmente nos seguintes temas: Escola, Ideologia, Valores.

Raimundo Santos Leal (UFBA), UFBA

Bacharel em Administração e em Filosofia. Mestre e Doutor em Administração. Professor Adjunto da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia no Departamento de Estudos Organizacionais. Professor do NPGA-EA/UFBA. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social – CEPPEV/Fundação Visconde de Cairu. Experiência na área de Administração e Educação, com ênfase em Análise Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Organizacional, Análise Organizacional, Educação Corporativa, Filosofia Organizacional; Estética Organizacional.

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Publicado

2009-12-10

Como Citar

Passos (Fundação Visconde de Cairu), E. S., Leal (UFBA), R. S., & Carvalho (Fundação Visconde de Cairu), J. J. S. (2009). Práticas de responsabilidade social em empresas varejistas: a percepção e valoração por parte dos colaboradores. Cadernos Gestão Social, 2(1), 121–134. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31531

Edição

Seção

Artigos