Práticas de responsabilidade social em empresas varejistas: a percepção e valoração por parte dos colaboradores
Palavras-chave:
responsabilidade social, micro e pequenas empresas, ética.Resumo
O artigo discute a responsabilidade social, a partir do exemplo de empresas do varejo de pequeno porte cujo objetivo foi analisar a percepção e as práticas de responsabilidade social pelos gestores e colaboradores, considerando os desdobramentos de tais práticas na qualidade de vida e nível de comprometimento organizacional. A pesquisa assume um caráter exploratório em razão do incipiente número de publicações que tratam da responsabilidade social ao âmbito das micro e pequenas empresas. O instrumento utilizado foi um questionário semi-estruturado aplicado pelos pesquisadores, tendo por público-alvo os colaboradores, gestores e sócios. Foi constatado que os dirigentes das organizações estudadas possuem uma idéia difusa acerca da responsabilidade social. Os colaboradores não se sentem explorados, consideram que as organizações agem de acordo com a lógica do mercado. Foi constatada a necessidade de divulgação de práticas socialmente responsáveis através instituições de classe e educacionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-12-10
Como Citar
Passos (Fundação Visconde de Cairu), E. S., Leal (UFBA), R. S., & Carvalho (Fundação Visconde de Cairu), J. J. S. (2009). Práticas de responsabilidade social em empresas varejistas: a percepção e valoração por parte dos colaboradores. Cadernos Gestão Social, 2(1), 121–134. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31531
Edição
Seção
Artigos
Licença
DIREITOS AUTORAIS E DE PUBLICAÇÃOEm caso de aprovação do texto submetido e os Cadernos Gestão Social tendo interesse em publicá-lo, concedo somente a este periódico científico o direito de publicação do texto integralmente, em parte, ou ainda seu resumo, por 05 anos da data do primeiro registro de publicação em uma edição dos CGS, seja em versão eletrônica ou impressa (o que ocorrer primeiro). Nestes termos, não fica permitida a reprodução do texto em outro periódico nacional ou internacional, seja por interesse dos CGS ou dos autores e co-autores, a não ser que todas estas partes (e somente assim) autorizem. Deste modo, fica preservado o direito dos autores e co-autores sobre sua obra (as ideias nela contida) assim como, o direito de publicação e divulgação da obra pelos CGS pelo período acima estabelecido.