Organizações da sociedade civil e as construções teóricas contemporâneas acerca da sustentabilidade

Autores

  • Tacilla Siqueira Santos (NPGA/UFBA)

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Organizações da Sociedade Civil, Desenvolvimento organizacional.

Resumo

Há inúmeras hesitações quanto à definição da sustentabilidade no campo da administração. Tradicionalmente, o conceito de sustentabilidade, no âmbito da gestão privada, sempre esteve muito relacionado ao seu aspecto econômico, limitando-se à viabilidade econômico-financeira das organizações. Ainda influenciados por essa concepção, ao tratar da sustentabilidade das organizações da sociedade civil (OSCs), muitos autores e os próprios membros dessas organizações tendem a associá-la à eficiência econômica e à capacidade de obter recursos financeiros. Neste artigo, fazemos uma revisão do conceito de sustentabilidade, observando seu surgimento e as diferentes abordagens existentes nas Ciências Sociais; apresentamos algumas construções teóricas e conceituais; e buscamos a localização política da discussão da sustentabilidade, mostrando a importância alcançada pela temática, a partir da discussão do desenvolvimento sustentável. Visamos, por conseguinte, a desconstruir o senso comum que tende a associar a noção de sustentabilidade a um fenômeno exclusivamente financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tacilla Siqueira Santos (NPGA/UFBA)

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica do Salvador (1997) e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atuou como professora na Pós-graduação em Gestão Associativa e Desenvolvimento Local das Faculdades Integradas Olga Mettig, e na Especialização em Gestão Social para o Desenvolvimento da Faculdade de Administração da Universidade Federal da Bahia. Gerenciou durante cinco anos o departamento de Mobilização de Recursos, Marketing Social e Comunicação do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia. Atuou em diversas organizações da sociedade civil dentre as quais: Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, Cipó Comunicação Interativa e Instituto de Hospitalidade. Coordenou oficinas e consultorias sobre a temática da Sustentabilidade, do Marketing Social e da Comunicação para mais de 200 organizações da sociedade civil e Terceiro Setor em todo o Brasil. Na área literária escreveu os textos que compõem o livro Doces Água da Bahia do fotografo Gilberto Melo. Entre os seus principais trabalhos estão A Construção da Sustentabilidade Financeira das ONGS no Brasil: Desafios e Premissas, que compõe a coletânea Aids e Sustentabilidade: sobre as ações das organizações da sociedade civil, publicado pelo Ministério da Saúde (2001) e (Re)Definindo a sustentabilidade no complexo contexto da gestão social: reflexões a partir de duas práticas sociais, publicado nos Cadernos EBAPE.BR (2006). Entre os trabalhos premiados estão o case “Cidade do Saber: Um modelo de educação para a cidadania” (vencedor do TopSocial 2007 da ADVB, ABAP-BA e ACB, seção Bahia; e Top Social ADVB 2008 Nacional) e “Camaçari: um exemplo no fomento ao empreendedorismo e apoio às micro e pequenas empresas” (vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2008); e o vídeo “baBAVIda: a cidade de cabeça para baixo” (vencedor do Prêmio Diomedes Gramacho de melhor produção baiana na XXIV Jornada Internacional de Cinema - 1997). Atualmente é professora substituta da disciplina Comunicação na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia; das disciplinas Teoria da Comunicação, Sociologia da Comunicação e Planejamento de Marketing na UNIME; e da disciplina Elaboração de projetos, mobilização de recursos e incentivos fiscais do curso de Pós Graduação MBA em Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial da UNIFACS.

Downloads

Publicado

2009-12-10

Como Citar

Santos (NPGA/UFBA), T. S. (2009). Organizações da sociedade civil e as construções teóricas contemporâneas acerca da sustentabilidade. Cadernos Gestão Social, 2(1), 105–120. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31512

Edição

Seção

Artigos