O Marketing Verde Recompensa?

Autores

  • José Roberto Ribas (Estácio) Universidade Estácio de Sá
  • Sandra Burle Marx Smith (Estácio) Universidade Estacio de Sá

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável. Natura. Gestão ambiental.

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem exploratória com entrevistas em profundidade, cujo objetivo básico foi de analisar as ações adotadas pela Natura em relação ao meio ambiente. Enfatiza o desenvolvimento sustentável e seus meios para envolver a cadeia produtiva, desde as comunidades extrativistas de matéria-prima florestal até o consumidor final. Identifica o princípio de uma mudança de padrão nas organizações e nos consumidores, em direção a uma melhor aceitação e incentivo das organizações que praticam a gestão ambientalmente responsável. O estudo de caso enfoca as principais ações ambientais da Natura que a fizeram tornar-se uma empresa de destaque. Finaliza demonstrando que tais ações resultam em um círculo virtuoso que agrega valor à marca e identifica uma oportunidade disponível às empresas que desejam esverdear seus processos organizacionais adotando os princípios do desenvolvimento sustentável.

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Biografia do Autor

José Roberto Ribas (Estácio), Universidade Estácio de Sá

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV Professor Adjunto do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estacio de Sá

Sandra Burle Marx Smith (Estácio), Universidade Estacio de Sá

MSc em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estacio de Sá

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Publicado

2009-12-10

Como Citar

Ribas (Estácio), J. R., & Smith (Estácio), S. B. M. (2009). O Marketing Verde Recompensa?. Cadernos Gestão Social, 2(1), 87–104. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31501

Edição

Seção

Artigos