Análise institucional do campo da reciclagem de latas de alumínio do estado no Rio de Janeiro

Autores

  • Marcelo Milano Falcão Vieira (EBAPE/FGV) EBAPE/FGV
  • Antônio da Cruz Paula (EBAPE/FGV)

Palavras-chave:

campos organizacionais, estudos institucionais, cooperativas de catadores, reciclagem de alumínio

Resumo

Neste estudo apresenta-se e analisa-se a configuração do campo organizacional de reciclagem de latas de alumínio do Estado do Rio de Janeiro, usando como referência a teoria institucional. O estudo realizado utiliza o conceito de campo organizacional como principal ferramenta analítica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com representantes das organizações que compõem o campo organizacional. A pesquisa é seccional com perspectiva longitudinal, envolvendo uma análise qualitativa, com a finalidade de obter informações do passado que contribuam para explicar a configuração atual do campo. Pode-se perceber, pela análise, que os atores periféricos, representados neste trabalho pelas cooperativas de catadores, a despeito de outros atores, buscam alterar a configuração do campo por meio de pressões sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Milano Falcão Vieira (EBAPE/FGV), EBAPE/FGV

Professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Ph.D. em Administração pela University of Edinburgh, Escócia. Pós-doutorado na École de Hautes Études Commercialles (HEC-Paris), França. Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande - RS. Coordenador do grupo de pesquisa Observatório da Realidade Organizacional. Pesquisador Nível 1 do CNPq. Editor da Revista Eletrônica Cadernos EBAPE.BR. Coordenador do Grupo Editorial da EBAPE/FGV. Professor visitante da Universidad Andina Simon Bolivar, Quito, Equador. Professor colaborador nos cursos de mestrado e doutorado do Centro de Pesquisa de História Contemporânea do Brasil - CPDOC, da Fundação Getúlio Vargas. Foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Universidade Federal de Pernambuco.

Antônio da Cruz Paula (EBAPE/FGV)

Mestre em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV).

Downloads

Publicado

2009-12-10

Como Citar

Vieira (EBAPE/FGV), M. M. F., & Paula (EBAPE/FGV), A. da C. (2009). Análise institucional do campo da reciclagem de latas de alumínio do estado no Rio de Janeiro. Cadernos Gestão Social, 2(1), 27–46. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31498

Edição

Seção

Artigos