Percepção dos auditores quanto à adoção da governança cooperativa pelas cooperativas de crédito de Minas Gerais

Autores

  • Mateus Rocha Menezes Facudade Novos Horizontes e UFMG
  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha UFMG
  • Valéria Gama Fully Bressan UFMG
  • Frank Nero Pena Vasconcelos UFMG

Palavras-chave:

Auditores. Governança Cooperativa. Cooperativas de Crédito.

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar a percepção dos auditores quanto à adoção da governança cooperativa pelas cooperativas de crédito do Estado de Minas Gerais. O Banco Central do Brasil através da Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 3.859/10 indicou a implementação de princípios de governança corporativa pelas cooperativas de crédito brasileiras a partir de 2012. Tendo como base a teoria da agência, a governança corporativa, e as normas referentes ao cooperativismo de crédito no Brasil, realizou-se um levantamento por meio de questionário, aplicado em uma amostra de 25 auditores especializados ao setor, no período de 28/12/2012 à 21/01/2013. Esta pesquisa é caracterizada como descritiva, com emprego da estratégia de levantamento ou survey. Os resultados apontaram que, na percepção destes auditores, as cooperativas de crédito do Estado de Minas Gerais estão adotando a governança corporativa específica para o ramo, mas mesmo obedecendo à legislação vigente, a prática dos mecanismos de governança ainda não está por completo de comum acordo com a teoria e a resolução nº 3.859/10. Concluiu-se que será necessário determinado tempo para absorção completa dessa política de governança na prática das atividades das cooperativas de crédito do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Rocha Menezes, Facudade Novos Horizontes e UFMG

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Novos Horizontes (FNH), Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Substituto do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG e Professor Adjunto I da Faculdade Novos Horizontes. Conselheiro Fiscal efetivo da cooperativa de crédito Sicoob Nossacoop da UFMG.

Downloads

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Menezes, M. R., Cunha, J. V. A. da, Bressan, V. G. F., & Vasconcelos, F. N. P. (2015). Percepção dos auditores quanto à adoção da governança cooperativa pelas cooperativas de crédito de Minas Gerais. Cadernos Gestão Social, 5(2), 286. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/267

Edição

Seção

Fórum 'Cooperativismo e Gestão de Empreendimentos Cooperativos'