A organização do quadro social na Cooperativa Agropecuária de Patrocínio: o diálogo com o departamento técnico para efetivação da dupla natureza cooperativa

Autores

  • Renata Rauta Petarly Universidade Federal do Tocantins
  • Nora Beatriz Presno Amodeo Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

organização do quadro social, comunicação, participação

Resumo

Este artigo faz parte de uma dissertação de mestrado e tem como objetivo apresentar a forma como a Cooperativa Agropecuária de Patrocínio - COOPA, em Minas Gerais, implanta a Organização do Quadro Social (OQS). A pesquisa foi realizada entre 2012 e 2013 se caracteriza como descritiva e entrevistou os funcionários do departamento técnico, os cooperados e seus representantes eleitos para composição do Comitê Educativo, do Conselho de Administração e para a diretoria da cooperativa. Para análise dos dados optou-se por um referencial teórico baseado em autores da temática do cooperativismo, como Valadares, Presno Amodeo, Schneider, Benecke e outros. Como resultado, notou-se que a OQS quando é articulada aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) se potencializa como estratégia de comunicação e participação entre cooperados e cooperativa e resulta no maior desenvolvimento da organização, resultando também no equilíbrio entre a gestão social e a gestão econômica da organização cooperativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Rauta Petarly, Universidade Federal do Tocantins

Professora do colegiado de Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Tocantins. Mestre em Extensão Rural e bacharel em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa.

Nora Beatriz Presno Amodeo, Universidade Federal de Viçosa

Professora do curso de Gestão de Cooperativas da Universidade Federal de Viçosa. Doutora em Agricultura, Desenvolvimento e Sociedade/CPDA.

Downloads

Publicado

2015-03-13

Como Citar

Petarly, R. R., & Presno Amodeo, N. B. (2015). A organização do quadro social na Cooperativa Agropecuária de Patrocínio: o diálogo com o departamento técnico para efetivação da dupla natureza cooperativa. Cadernos Gestão Social, 5(2), 249. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/233

Edição

Seção

Fórum 'Cooperativismo e Gestão de Empreendimentos Cooperativos'