Os Movimentos Sociais de Base no Processo de Desenvolvimento Regional/Local: Estudo Comparativo Entre a APAEB (Ba) e a COOPFRUT (Pa)

Autores

  • Ana Virgínia Pereira dos Santos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar comparativamente as trajetórias de dois movimentos sociais de base, com perspectivas comuns de lograr melhorias socioeconômicas aos agricultores familiares, através da verticalização e comercialização de produtos abundantes em suas regiões. O primeiro, a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira da Bahia (Apaeb), movimento fruto da organização de agricultores da Região do Sisal, surgido no início dos anos 1980; o segundo, a Cooperativa Agroindustrial de Trabalhadores e Produtores Rurais de Igarapé-Miri (Coopfrut), iniciou suas ações em 1998. Neste sentido, considerando as semelhanças entre as regiões e os objetos ora pesquisados, este trabalho buscou analisar os fatores que corroboram com a permanência da Apaeb há 34 anos, bem como aqueles que direcionaram a Coopfrut ao encerramento das suas atividades em, 2008. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, regressão linear simples e a pesquisa de campo descritiva, com aplicação de questionário junto aos funcionários da associação e ex colaboradores da cooperativa. Constatou-se, através deste trabalho, que o capital humano é o diferencial nos ganhos de produtividade, bem como da permanência da associação baiana, e o principal motivador do declínio e extinção das atividades no objeto estudado na municipalidade paraense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-03-13

Como Citar

Pereira dos Santos, A. V. (2015). Os Movimentos Sociais de Base no Processo de Desenvolvimento Regional/Local: Estudo Comparativo Entre a APAEB (Ba) e a COOPFRUT (Pa). Cadernos Gestão Social, 5(2), 219. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/203

Edição

Seção

Fórum 'Cooperativismo e Gestão de Empreendimentos Cooperativos'