O problema da essência humana em Marx
Palavras-chave:
homem, essência, natureza, materialismo.Resumo
Por que a noção de essência ou natureza humana [menschliche Wesen/Natur] em Marx é um problema de ordem teórico-filosófica? Pelo seguinte: para que uma teoria materialista e histórica seja, de fato, mais profícua e consequente, acredito que uma noção essencializada de homem não contribui muito para o seu desenvolvimento, na verdade, pode até mesmo prejudicá-lo. Como algumas das proposições básicas, que são os esteios dessa teoria, afirmam que “não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas, ao contrário, é o seu ser social que determina sua consciência” (MARX, 1974, p. 136); ou que não se trata de explicar “a práxis [isto é, a realidade material e social] partindo da ideia”, mas sim de explicar “as formações ideais a partir da práxis material” (MARX & ENGELS, 2007, p. 43), não vejo como é possível conceber qualquer conceito de modo fixo, menos ainda o conceito de homem. Ora, assim como encontramos importantes indicativos do materialismo de Marx no conjunto de toda sua obra, o mesmo ocorre com o seu conceito de homem, cujo propósito é estabelecer aquilo que o homem é essencialmente, já que ele se ocupa da descoberta da natureza desse ser. E como, além disso, as relações de produção atuais negam a essência do homem, esta somente se atualizará no futuro, quando as formas de produzir, uma vez transformadas, se adequarão a ela. Desse modo, o conceito de homem que daí decorre se revela a priori e escapa à história, cuja teoria materialista do próprio Marx assegura que a ela nada escapa.Downloads
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