A apropriação do discurso hegeliano por Lukács e os entraves à emancipação em A reificação e a consciência do proletariado.

Autores

  • Fabiana Del Mastro Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Lukács, Hegel, História e consciência de classe, dialética

Resumo

O artigo pretende analisar o quarto ensaio de História e consciência de classe sob a perspectiva da influência da filosofia hegeliana sofrida por Lukács. Mais precisamente, o objetivo é compreender a articulação dos conceitos de reificação/racionalização e emancipação desenvolvida em A reificação e a consciência do proletariado a partir primordialmente da relação das categorias da quantidade e da qualidade exposta na Doutrina do ser da Ciência da lógica de Hegel. Deste tratamento serão derivadas algumas incompatibilidades entre as premissas das quais parte Lukács, como a eliminação do nível puramente ideal ou lógico da dialética, e as conclusões às quais o autor é impelido para que a perspectiva da emancipação permaneça sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Del Mastro, Universidade de São Paulo

Mestranda da área de Epistemologia das Ciências Humanas da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo.

Área de pesquisa: idealismo alemão, filosofia alemã, teoria crítica. 

Referências

FAUSTO, R. Marx: Lógica & Politica. Tomo 1. São Paulo: Brasiliense, 1983.

GIANNOTTI, J.A. Certa herança marxista. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. HEGEL, G. W.F. Enciclopédia das ciências filosóficas, Volume I: A Ciência da Lógica. Trad. Paulo Meneses. São Paulo, Loyola, 1995.

______________. Fenomenologia do espírito. Trad. Paulo Meneses. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

_____________. Princípios da filosofia do direito. Trad. Paulo Meneses, Agemir Bavaresco, Alfredo Moraes, Danilo Costa, Greice Barbiere, Paulo Konzen, São Paulo: Ícone, 1997.

LUKÁCS, G. História e consciência de classe. Trad. Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

MARX, K. O capital. Crítica da economia política. Trad. Regis Barbosa, Flávio Kothe. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Mastro, F. D. (2020). A apropriação do discurso hegeliano por Lukács e os entraves à emancipação em A reificação e a consciência do proletariado. Argumento, (16), 31–53. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/argum/article/view/33662

Edição

Seção

Artigos