A racionalidade da mudança de crença científica em Th. Kuhn
Resumo
A Racionalidade da Mudança de Crença Científica, na filosofia histórica da ciência de Thomas Kuhn, tem sido discutida sobre sua importância para a análise do desenvolvimento do conhecimento científico devido suas considerações acerca da natureza da ciência, contudo muitas críticas, que o próprio Kuhn ressalta, fazem
referência à questão do método científico, à racionalidade de escolha de teorias e aos processos avaliativos que estão ligados a conceitos que são explorados pela reflexão filosófica: As noções de realidade, verdade e evidência.
Downloads
Referências
KUNH, Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo:
Editora Perspectiva, 1998.
____. O Caminho desde a Estrutura. São Paulo: Editora da UNESP, 2006.
LAKATOS, Imre e Musgrave, Alan (org.). A crítica e o desenvolvimento
do conhecimento. São Paulo: Cultrix, EDUSP, 1979.
RORTY, Richard. A Filosofia e o Espelho da Natureza. Lisboa: Editora:
Dom Quixote, 1998.
RORTY, Richard. Thomas Kuhn, As Pedras e as Leis da Física. Cadernos
de Tradução da F.F.C, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Maurício Cavalcante Rios
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / à autora / aos autores / às autoras.