A intuição proposta por Bergson e sua contribuição para o ensino de Filosofia

Autores

  • Paulo Deimison Brito dos Santos

Resumo

Este artigo tem como objeto o método intuitivo proposto por Bergson (1859-1941) e sua possível contribuição para o ensino de Filosofia na educação básica. Lembramos, pois, que o método intuitivo sugerido pelo filósofo se dirige à apreensão da realidade em seu devir. Tal método busca investigar os conhecimentos apreendidos pelas ciências e pela Filosofia. Desse modo, Bergson propõe reflexão sobre o conceito e sua validade prática e intelectual. Nesse sentido, consideramos o método intuitivo auxiliar no processo de ensino dos conhecimentos filosóficos. Dessa maneira, o dialogo entre a intuição e sua possível contribuição para o ensino
de Filosofia promove a discussão sobre uma aprendizagem significativa para os estudantes.

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Biografia do Autor

Paulo Deimison Brito dos Santos

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia. E-mail: paulodms@hotmail.com.

Referências

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Publicado

2019-02-28

Como Citar

Brito dos Santos, P. D. (2019). A intuição proposta por Bergson e sua contribuição para o ensino de Filosofia. Argumento, (13), 75–82. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/argum/article/view/29801

Edição

Seção

Artigos