A Filosofia no Ensino Médio: construindo uma nova visão do docente
Resumo
O presente estudo tem por objetivo discutir a relevância da disciplina de Filosofia
inserida no currículo do Ensino Médio e a presença do docente devidamente formado para ministrar a mesma nas escolas de Educação Básica. A pesquisa realizada foi de caráter bibliográfico. A partir do estudo, percebe-se que a Filosofia é uma disciplina de grande importância no contexto da educação brasileira já que o objetivo desta disciplina é contribuir com a formação da consciência crítica no aluno. A elevação do senso comum à consciência crítica é um dos elementos centrais do significado do conhecimento filosófico, como também uma das principais razões que sustentam a necessidade de ensinar conteúdos de Filosofia na escola e fazer a experiência do filosofar entre os estudantes. Com isso, ressalta-se que o docente que irá ministrar as aulas de Filosofia precisa ter uma formação adequada e atualizada, desenvolvendo metodologias que incentivem os alunos ao pensamento filosófico.
Downloads
Referências
ASPIS, Renata Lima; Gallo, Sílvio. Ensinar Filosofia: um livro para
professores. Atta Mídia e Educação: São Paulo, 2009.
BRASIL. Lei nº 9394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/
ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: dezembro de 2013.
GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar (Org.). Filosofia no Ensino
Médio. 2 ed. Vozes: Petrópolis, 2000.
____________. Chegou a hora da Filosofia. Revista Educação. Ano 10
– n. 116, Editora Segmento. 2006.
GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. São Paulo:
Cortez, 2008.
HEGEL, Georg Wilhelm Friederich. Fenomenologia do Espírito: Parte I.
ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
INGENIEROS, José. O homem medíocre. Pequeno ensaio de moral e
ética dirigido aos jovens. Tradução de Nélia Maria Pinheiro Padilha
Von Tempski-Silka. Curitiba: Juruá, 2004.
LYRA, Edgar. A Filosofia no Século XXI. Disponível em: www.
portalcienciaevida.com.br. p. 64-73. Acesso em dezembro de 2013.
RAMOS, Cesar Augusto. A pedagogia de Hegel e a ação formadora
da alteridade cultural. Revista de Filosofia, v. 15, n. 16, Curitiba:
Champagnat, 2003.
SOUSA JUNIOR, Justino de. Marx e a crítica da educação. Aparecida:
Ideias e Letras. 2010.
ZILLES, Urbano. Teoria do Conhecimento. Série Filosofia, 21. Porto
Alegre: EDIPUC/RS, 1994.