Inclusão de Alunos Surdos: Desafios e Possibilidades no Ensino de Química

Autores

  • Soraia Carvalho de Souza
  • Ambrozina Laura de M. Amaro
  • Luciano Lucena Trajano
  • Ilauro de Souza Lima
  • Marília Felix da Silva
  • Francisco F. Dantas Filho

Palavras-chave:

inclusão, ensino de química, alunos surdos

Resumo

O referido trabalho tem por finalidade apresentar as dificuldades, superações e possibilidades enfrentadas por alunos surdos em relação ao Ensino de Química, entre a relação intérprete/professor, e ainda, a importância da inclusão social em escolas regulares na Paraíba/PB. Ao longo da pesquisa foi investigada a utilização de algumas abordagens pedagógicas que facilitam a aprendizagem dos alunos surdos. A pesquisa foi desenvolvida em 2010 na Escola Normal Dom Expedito Eduardo de Oliveira, e enriquecida em 2012 na Escola E.E.F.M. Engenheiro José D´Ávila Lins, ambas no Estado da Paraíba. Neste trabalho foi possível ver a importância de uma relação exemplar entre professor e alunos surdos, que facilita a aprendizagem entre todos a partir da inclusão. Além do mais é importante lembrar que o professor e o intérprete devem trabalhar em equipe, preocupando com as limitações de cada um e ajudando-os a suprir as dificuldades no ambiente educacional, principalmente na sala de aula em relação aos alunos ouvintes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-11

Edição

Seção

EI - Ensino de Química e inclusão