Compreensão da linguagem química simbólica por alunos de ensino médio

Autores

  • Weliton Pedro Batiston
  • Camila Fontes Neves da Silva
  • Neide Maria Michellan Kiouranis

Palavras-chave:

Simbologia. Análise qualitativa

Resumo

A ênfase dada às representações químicas no processo de ensino e aprendizagem pode levar a associações e memorizações pelos alunos, sem a compreensão do verdadeiro significado que os símbolos apresentam no contexto estudado. Com base nessa problemática realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo abordando representações de vários símbolos comumente utilizados no ensino de química. A compreensão de alunos do terceiro ano do ensino médio acerca da linguagem química expressa em algumas simbologias se configurou objeto de estudo. Os resultados evidenciam alguma familiaridade dos alunos com símbolos, fórmulas e outras representações. No entanto, confundem alguns símbolos como: Na+, O2(g), H2O(s) e não compreendem algumas representações fundamentais para a compreensão da linguagem química, como: concentração, sentido de uma reação química, potencial de oxidação, seta de equilíbrio químico e modelo atômico

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

LC - Linguagem e Ensino de Química