Concepções de alunos do Ensino Médio sobre a Poluição Hídrica do Manguezal Chico Science-Recife/PE.
Palavras-chave:
Experimentos. Manguezal. Químicos.Resumo
Este trabalho objetiva-se contribuir na utilização de metodologias de ensino que motivem os alunos ao estudo da química. Para a abordagem dos conceitos químicos relacionados à educação ambiental, utilizou-se a aula de campo, como investigação experimental no manguezal. A atividade contou com a participação de alunos do ensino médio e consistiu de quatro momentos: aplicação do questionário para avaliar as concepções prévias dos alunos sobre a qualidade da água dos manguezais; realização da aula de campo e análise físico-química da água; intervenção didática sobre a água dos manguezais; e discussão dos resultados da experimentação. Com a atividade, verificou-se que houve uma reestruturação do conhecimento prévio dos alunos, que passaram a adotar os temas abordados de maneira científica, relacionando os conhecimentos prévios com os conteúdos apresentados. Observamos a importância em utilizarmos ferramentas e estratégias didáticas e pedagógicas nas aulas de química para motivarmos os alunos à aprendizagem de novos conceitos.