A leitura de textos científicos como uma possibilidade de análise do aprimoramento de gêneros do discurso
Palavras-chave:
Leitura científica. Ensino de química. Formação de professoresResumo
O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da importância da leitura em aulas de ciências, já que esta prática dá acesso à formação de cidadãos críticos, aproximando-os da cultura científica entendida como compreensão da própria ciência, sendo importante sua incorporação na formação inicial dos futuros professores de química, pois estes recebem uma formação essencialmente quantitativa, preocupada em enfatizar habilidades relacionadas à resolução de cálculos e problemas, desprezando o desenvolvimento de atividade que envolva leitura e escrita. Com isso objetivamos, analisar a evolução do gênero de discurso primário para o gênero de discurso secundário a partir da leitura de textos científicos, apresentando as licenciandos ou licenciados em química, possibilidades que os levem a mobilização para a incorporação da prática da leitura auxiliada pelas estratégias de leitura de Isabel Solé (1998) em suas ações pedagógicas futuras.Downloads
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Publicado
2013-05-27
Edição
Seção
LC - Linguagem e Ensino de Química