A leitura de textos científicos como uma possibilidade de análise do aprimoramento de gêneros do discurso

Autores

  • Tatiana Santos Andrade
  • Marlene Rios Melo
  • Ana Carla de Oliveira Santos
  • Claudia Souza

Palavras-chave:

Leitura científica. Ensino de química. Formação de professores

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da importância da leitura em aulas de ciências, já que esta prática dá acesso à formação de cidadãos críticos, aproximando-os da cultura científica entendida como compreensão da própria ciência, sendo importante sua incorporação na formação inicial dos futuros professores de química, pois estes recebem uma formação essencialmente quantitativa, preocupada em enfatizar habilidades relacionadas à resolução de cálculos e problemas, desprezando o desenvolvimento de atividade que envolva leitura e escrita. Com isso objetivamos, analisar a evolução do gênero de discurso primário para o gênero de discurso secundário a partir da leitura de textos científicos, apresentando as licenciandos ou licenciados em química, possibilidades que os levem a mobilização para a incorporação da prática da leitura auxiliada pelas estratégias de leitura de Isabel Solé (1998) em suas ações pedagógicas futuras.

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Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

LC - Linguagem e Ensino de Química