Formação entre pares na universidade: análise das interações discursivas e sua relação com a aprendizagem de conceitos químicos em um grupo de estudos

Autores

  • Amanda T. Naves
  • Agustina Rosa Echeverria

Palavras-chave:

Grupo de Estudos. Elaboração conceitual. Ensino superior

Resumo

Trata-se de uma investigação que se propõe compreender as possibilidades de elaboração conceitual a partir da análise das interações discursivas em um Grupo de Estudos (GE) entre alunos do Instituto de Química da UFG. Fundamentamos-nos teoricamente em pressupostos da abordagem sócio-histórica. Metodologicamente nosapoiamos em Vigotski e adotamos a palavra em movimento como unidade elementar de análise. Evidenciamos queo padrão dominante de interação construído por meio do esforço de minimização das assimetrias na relação foi adialogicidade. Notamos que ações deliberadas de ensino a partir de uma abordagem sistêmica dos conceitoscientíficos são necessárias para a aprendizagem. O GE apresenta um rol de potencialidades do ponto de vistaacadêmico, político e cognitivo, demonstrando indícios de elaboração conceitual, mas necessita de algumasreformulações metodológicas para que assim contribua mais com a construção de outra cultura na academia, quevislumbre a produção de conhecimento, mas, sobretudo, a formação humana em sua totalidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

LC - Linguagem e Ensino de Química