Concepções de estudantes do nível médio sobre modelos e a relação modelo e realidade

Autores

  • Uarison Rodrigues Barreto
  • Lailton P. Cortes Jr

Palavras-chave:

Ensino de química. Modelos. Concepções prévias

Resumo

Considerando a importância do uso dos modelos para a construção do conhecimento das Ciências e da Química em especial, e das dificuldades de aprendizagem dos estudantes do Nível Médio, esse trabalho, produto e recorte de um trabalho de conclusão de curso, teve como objetivo identificar e analisar as concepções dos estudantes sobre os modelos e sua relação com a realidade. A análise dos dados sugere que as concepções predominantes sobre modelos são apresentadas como uma forma de representação mais próxima do que seria a realidade e não cópia da realidade. As concepções dos estudantes da escola particular e os ingressantes do primeiro semestre do curso de graduação foram consideradas mais adequadas, sendo que as maiores distorções foram percebidas em relação aos estudantes da escola pública

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

LC - Linguagem e Ensino de Química