O desenvolvimento da argumentação e da linguagem científica por graduandos em química mediante a produção textual

Autores

  • Viviane Martins Garcia
  • Aline Araújo Dias Barros
  • Miyuki Yamashita
  • Wilmo Ernesto Francisco Junior

Palavras-chave:

Escrita. Argumentação. Ensino de química

Resumo

O incentivo à produção textual científica é, em geral, pouco estimulado, sobretudo nas áreas das ciências da natureza. Entretanto, o conhecimento científico é altamente imbricado à linguagem científica. Sendo assim, dominá-la, tanto na forma oral quanto na forma escrita, é uma competência essencial para a prática científica e o seu aprendizado. O objetivo deste trabalho é desenvolver a capacidade de comunicação e argumentação dos alunos de graduação em química. Para isso procedeu-se a discussão de dois textos científicos (resumo e artigo), bem como a produção desses textos pelos estudantes e posterior análise em que foi adotado o Modelo de Argumentação proposto por Kelly e Takao. Os resultados apontam que os alunos apresentaram argumentos apoiados nos dados experimentais e foram capazes de formular afirmações teóricas a respeito, que indica o desenvolvimento de habilidades argumentativas

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Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

LC - Linguagem e Ensino de Química