Formação do Pensamento Químico no âmbito do Componente Curricular: Química I e a Importância do professor pesquisador

Autores

  • Judite Scherer Wenzel

Palavras-chave:

Aprendizagem. Escrita. Mediação

Resumo

Os estudantes ao ingressarem no Ensino Superior de Química têm seu primeiro contato com a Química em Componentes Curriculares como, Química I ou Química Geral, os quais se caracterizam por apresentarem uma organização tradicional e histórica. É primordial que o estudante consiga, desde seu primeiro contato com a Química, construir as necessárias significações e relações conceituais inerentes ao processo de aprendizagem, ou seja, que consiga estruturar minimamente o seu pensamento químico. Nesse sentido, entende-se ser importante ampliar a investigação sobre tais Componentes Curriculares fundamentais na formação do pensamento químico do estudante. A discussão do presente trabalho consiste na análise do diário de bordo escrito nas aulas de Química I, e considera como condição para a formação do pensamento químico do estudante em tal contexto o uso qualificado da linguagem específica da química, num processo mediado pelo professor

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Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

LC - Linguagem e Ensino de Química