Estratégias de leitura na formação inicial em química: uma análise de dois casos a partir do uso de literatura científica

Autores

  • Aline Araújo Dias Barros
  • Viviane Martins Garcia
  • Miyuki Yamashita
  • Wilmo Ernesto Francisco Junior

Palavras-chave:

Leitura. Escrita. Química

Resumo

Neste trabalho foram desenvolvidas atividades de leitura de textos científicos com o intuito de problematizar suas formas e as características da linguagem científica, visando aprimorar a capacidade de leitura de textos dessa natureza por alunos de graduação em Química. As atividades foram desenvolvidas com alunos de uma disciplina de Química Analítica Experimental de uma universidade federal. No presente relato, será descrito um levantamento inicial sobre o hábito de leitura desses estudantes, assim como resultados da leitura de resumos e um artigo científico. Os resultados mostraram que os alunos quase não conhecem textos científicos, apresentando dificuldades no reconhecimento das seções e da linguagem típicas de um texto científico. A partir da problematização dessas características, observaram-se melhoras na apropriação da linguagem científica. Entretanto, práticas de leitura e de produção de textos científicos mais constantes são necessárias durante o curso de graduação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

LC - Linguagem e Ensino de Química