Argumentação em discussões sociocientíficas em aulas de Química: ainda se tem muito para argumentar

Autores

  • Mírian Rejane Magalhães Mendes
  • Wildson Luiz Pereira dos Santos

Palavras-chave:

Discussões sociocientíficas. Situação argumentativa. Argumentação dialogal

Resumo

No estudo relatado, investigamos a condução de uma discussão sociocientífica por uma professora de Química, do ensino médio, para identificar a presença de situações argumentativas no discurso desenvolvido e estratégias que a favoreceram ou não. As aulas dessa professora, em uma turma do terceiro ano, foram acompanhadas, sistematicamente, durante o terceiro bimestre do ano letivo de 2009. Esse acompanhamento envolveu a filmagem das aulas, anotações de campo, aplicação de questionário e entrevista. Os resultados evidenciaram que, apesar da existência de um contexto favorável à argumentação, ela não ocorreu de forma significativa. Nas considerações finais, são apresentados apontamentos sobre dificuldades na implementação da argumentação em aulas de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

LC - Linguagem e Ensino de Química