Aulas Experimentais: Uma análise qualitativa no processo de construção do saber no ensino fundamental II

Autores

  • Filippy Odebrecht Marques
  • Leandro Severino de Oliveira
  • Maria Fernanda Henrique Odebrecht
  • Nathália Kellyne Silva Marinho Falcão

Palavras-chave:

Aulas Experimentais. Ensino de Ciências.

Resumo

Projeto ciência em foco, desenvolvido no Colégio e Curso Evolução, com os alunos das séries de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, utiliza de experimentos no ensino de Ciências que promoveram o Resgate e a Problematização (“situação problema”), valorizaram o saber cotidiano dos alunos e o saber científico ensinado na sala de aula. Priorizando, no entanto o desenvolvimento da atividade experimental, entendendo que ela não deve visar à transmissão, pura e simples, da informação científica e, nem, ser usada como mera confirmação e/ou ilustração de conceitos científicos, e, sim, como “situações de ensino” que podem ser desenvolvidas em qualquer etapa da “Metodologia da Mediação dialética” (Arnoni, 2003), na dependência do objetivo traçado pelo professor. Nessa metodologia, a atividade de ciências, experimental, propicia a compreensão do conteúdo de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-24

Edição

Seção

EX - Experimentação no Ensino de Química