Interpretação e utilização de dados experimentais por estudantes de ensino médio para responder questões e resolver problemas
Palavras-chave:
Aprendizagem sistêmica. Experimentação. Resolução de problemasResumo
A experimentação nas aulas de química é um tema que envolve debates entre os especialistas e professores da área. Pragmaticamente surge a questão: O que está sendo feito em nossas escolas? Este trabalho retoma este tema e discute à luz de recentes pesquisas internacionais, indicadores obtidos a partir da análise de réplicas construídas por estudantes da terceira série do ensino médio de umaescola pública da cidade de São Paulo. O enunciado problema proposto aos estudantes foi obtido, a partir da seleção de duas questões de vestibular para o ingresso a uma universidade pública. Os resultados alcançados revelam que mais de 90% dos estudantes exibem formas de pensamento em que pressuposições tácitas predominam em oposição às formas analíticas, o que significa dizer que há fortesindicativos de que as práticas experimentais (quando existem) não estão alavancando a construção do conhecimento sistêmicoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-11
Edição
Seção
LC - Linguagem e Ensino de Química