Análise de Concepções de Autores sobre Atividades Experimentais presentes em Livros Didáticos de Química.

Autores

  • Bruna Mariáh da S. e Silva
  • Ellen Sharlise Barbosa Santiago
  • Lucicléia Pereira da Silva
  • Vanessa da Silva Santos

Palavras-chave:

Livro didático. Concepções sobre experimentação. Ensino de Química.

Resumo

Nesta pesquisa foram analisadas as concepções que regem atividades experimentais propostas em livros didáticos (ld) utilizados e indicados por professores de química que atuam em escolas públicas da região metropolitana de belém-pa. Para seleção dos ld foram aplicados questionários a uma amostra de quinze docentes considerando como critério as duas obras mais e menos citadas. Após a seleção foram analisados os experimentos sobre ácidos e bases das obras: química na abordagem do cotidiano, química geral, química e sociedade e universo da química. Com os resultados constatamos que os ld mais usados ainda são os queapresentam concepções tradicionais sobre experimentação. Porém, foi observado que apesar da preferência por obras clássicas alguns já têm contato com obras atuais que possuem características inovadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-24

Edição

Seção

EX - Experimentação no Ensino de Química