O uso de ferramentas visuais no ensino de Química à distância

Autores

  • Rafael de Jesus Santana
  • Agnaldo Arroio

Palavras-chave:

Educação à distância. Formação de Professores. Visualização

Resumo

A presente pesquisa propôs-se a investigar as concepções dos tutores do curso de Química à distância, atuantes no período 2011/2, do Centro de Educação Superior a Distância (CESAD), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sobre ferramentas visuais e o uso dessas ferramentas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para tanto, foram aplicados questionários aos tutores do referido curso e posteriormente analisados por meio de categorias pré-definidas através da análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Os resultados mostraram que a formação inicial que os tutores receberam contribuiu de forma muito incipiente para o uso de ferramentas visuais, o que influenciou intensamente na prática, já que nem o curso de capacitação que receberam no CESAD, para atuarem como tutor, os preparou para esta finalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

LC - Linguagem e Ensino de Química