Investigando as concepções de estudantes do ensino fundamental sobre a equação química

Autores

  • Rita de Cássia Reis
  • José Guilherme da Silva Lopes

Palavras-chave:

Ensino. Linguagem e equação química

Resumo

Atualmente, muitos trabalhos discutem como se abordar o conhecimento químico na sala de aula do ensino médio. Porém, muitos conceitos relativos a esse conhecimento já se inserem na abordagem dada no ensino fundamental de ciências. Essa discussão dos conceitos químicos deforma conjunta com os de outras áreas no ensino fundamental é importante, pois introduz o estudante em algumas ideias fundamentais para que ele se desenvolva no saber químico. Dentre elas destacamos o estudo da transformação e a constituição dos materiais, por isso, nestetrabalho, investigamos qual o primeiro contato no ensino fundamental com a equação química. Buscando apoio teórico nos estudos de Vygotsky e Bakhtin, percebemos que esse primeiro contato apresentou dificuldades pelo contraste da linguagem científica e aquela que os estudantes utilizam no cotidiano

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

LC - Linguagem e Ensino de Química