Alfabetização científica multimodal na resolução de problemas por estudantes do ensino médio regular

Autores

  • Dirceu D. D. de Souza
  • Valeria Campos dos Santos
  • Agnaldo Arroio

Palavras-chave:

Alfabetização científica. Multimodalidade. Química

Resumo

Este trabalho discute o uso de estratégias multimodais na aprendizagem de química. Estudantes do 3° ano do ensino médio participaram de uma atividade que envolveu a resolução de uma questão obtida da prova de seleção de candidatos para ingresso na Universidade de São Paulo em 2012. A questão explora um conteúdo básico de química e envolve a capacidade do aluno operar em diferentes modos de representação (textual, numérica e visual). A análise dos resultados mostrou que os perfis dos alunos envolvidos na pesquisa puderam ser classificados de acordo com trêsdiferentes padrões de alfabetização multimodal, nos quais uma porcentagem superior a dois terços dos alunos apresentaram apenas um mínimo domínio dos conteúdos emínimas habilidades e competências multimodais para a resolução dos problemas propostos. Os resultados obtidos se apresentam como fortes indicadores da necessidade de um ensino focado na alfabetização multimodal na área de Ciências da Natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

LC - Linguagem e Ensino de Química