Alfabetização científica multimodal na resolução de problemas por estudantes do ensino médio regular
Palavras-chave:
Alfabetização científica. Multimodalidade. QuímicaResumo
Este trabalho discute o uso de estratégias multimodais na aprendizagem de química. Estudantes do 3° ano do ensino médio participaram de uma atividade que envolveu a resolução de uma questão obtida da prova de seleção de candidatos para ingresso na Universidade de São Paulo em 2012. A questão explora um conteúdo básico de química e envolve a capacidade do aluno operar em diferentes modos de representação (textual, numérica e visual). A análise dos resultados mostrou que os perfis dos alunos envolvidos na pesquisa puderam ser classificados de acordo com trêsdiferentes padrões de alfabetização multimodal, nos quais uma porcentagem superior a dois terços dos alunos apresentaram apenas um mínimo domínio dos conteúdos emínimas habilidades e competências multimodais para a resolução dos problemas propostos. Os resultados obtidos se apresentam como fortes indicadores da necessidade de um ensino focado na alfabetização multimodal na área de Ciências da Natureza.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-27
Edição
Seção
LC - Linguagem e Ensino de Química