Interações multimodais em aulas de Química do Ensino Superior

Autores

  • Ana Luiza de Quadros
  • Ana Carolina Araújo da Silva
  • Débora Alois de Abreu Martins
  • Eliane Ferreira de Sá
  • Luciana Moro
  • Penha Souza Silva
  • Renata Reis Pereira
  • Reane Fonseca Martins
  • Rita de Cássia Reis
  • Eduardo Fleury Mortimer

Palavras-chave:

Multimodalidade. Ensino Superior

Resumo

O professor universitário trabalha com um conhecimento especializado, tanto na pesquisa quanto no ensino. Os resultados da pesquisa se tornam objeto de avaliação sistemática, o que nem sempre acontee com as aulas. Neste trabalho investigamos as auls de duas professoras do ensino superior e, mais especificamente, a relação que desenvolvem com os modos semióticos. Para isso realizamos gravações de aulas em vídeo e utilizamos o programa Transana® para análise dos episódios. Percebemos que os diferentes modos, tais como: proxêmica, olhar, gestos, amplitude dos gestos, tonalidade e velocidade de voz são usados de forma idiossincrática e têm influências consideráveis na forma como as professoras utilizam o objeto de conhecimento para a construção dos significados em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

LC - Linguagem e Ensino de Química