Análise dos modos semióticos em aulas de Química do Ensino Superior

Autores

  • Ana Luiza de Quadros
  • Eliane Ferreira de Sá
  • Penha Souza Silva
  • Luciana Moro
  • Renata Reis Pereira
  • Débora Alois de Abreu Martins
  • Reane Fonseca Martins
  • Ana Carolina Araújo da Silva
  • Rita de Cássia Reis
  • Eduardo Fleury Mortimer

Palavras-chave:

Multimodalidade. Ensino Superior

Resumo

As aulas do ensino superior não têm sido objeto de pesquisa mais sistemática. O aumento de instituições, cursos e matrículas no ensino superior brasileiro, ocorrido nas últimas décadas, exige um melhor entendimento do processo de comunicação que acontece nas salas de aula. Por isso, as aulas do Ensino Superior se tornaram objeto de análise neste trabalho. Com o objetivo de investigar as estratégias usadas por duas professoras bem avaliadas pelos estudantes, desenvolvemos o trabalho, analisamos os modos semióticos usados em um episódio selecionado para cada uma delas. Percebemos uma diversidade de modos semióticos e uma facilidade de navegar entre esses modos em ambas professoras. A interação entre esses modos facilitam a comunicação e dinamizam as aulas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

LC - Linguagem e Ensino de Química