Estudo dos modelos mentais cinemáticos/dinâmicos sobre sistema heterogêneo por meio da produção de animações pelos estudantes
Palavras-chave:
Modelos mentais. Sistema heterogêneo. AnimaçãoResumo
NESTE TRABALHO FORAM ESTUDADOS OS MODELOS MENTAIS DE ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE MISTURA HETEROGÊNEA. O REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO FOI A TEORIA DE MODELOS MENTAIS ELABORADA POR JOHNSON-LAIRD. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DA ELABORAÇÃO EM GRUPOS DE UMA ANIMAÇÃO PARA REPRESENTAR O FENÔMENO EM NÍVELSUBMICROSCÓPICO. TODOS OS MODELOS OBSERVADOS REPRESENTAM A FORMAÇÃO DO SISTEMA HETEROGÊNEO COM DUAS FASES DISTINTAS, ENTRETANTO, EXISTEM MODELOS MAIS SIMPLES E MODELOS MAIS ELABORADOS, COM MAIS ELEMENTOS, MAIS COMPLEXOS. A METODOLOGIA PROPORCIONOU A OBSERVAÇÃO DE MODELOS CINEMÁTICOS/DINÂMICOS, E DESSA FORMA, SE MOSTROU INTERESSANTE PARA A INVESTIGAÇÃO DE MODELOS MENTAIS DESTA CATEGORIA PARA FENÔMENOS QUÍMICOSDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-27
Edição
Seção
LC - Linguagem e Ensino de Química