Linguagem Científica e Conceito de Oxigênio Dissolvido no Projeto Água em Foco

Autores

  • Aline Chein Guimarães
  • Clarissa Rodrigues

Palavras-chave:

Linguagem científica. Oxigênio dissolvido. Ensino de química

Resumo

O presente artigo busca investigar a apropriação da linguagem científica por estudantes do Ensino Médio por meio da análise de relatórios produzidos por alunos de uma escola pública estadual de Belo Horizonte participante do projeto “Água em Foco”. Esse projeto discute a questão ambiental acerca da qualidade da água da Lagoa da Pampulha, BH, considerando as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), partindo de um problema real em uma situação local. Em sala de aula, estudos relativos à importância da água, parâmetros físico-químicos de análise da qualidade da água e aulas práticas são desenvolvidos. A análise da apropriação da linguagem científica foi realizada investigando a atribuição de significado ao parâmetro físico-químico oxigênio dissolvido e a explicação à sua alteração dada pelos alunos nos relatórios produzidos. Essa investigação pode contribuir para aprofundar a investigação do letramento científico e avaliar a utilização de projetos com abordagem CTS no ensino de química

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-24

Edição

Seção

EX - Experimentação no Ensino de Química