Inovação curricular fundamentada na filosofia da química: um estudo de caso na UESB
Palavras-chave:
Inovação curricular. Filosofia e história da química. Formação inicialResumo
Este trabalho, resultado de uma pesquisa-ação e pesquisa bibliográfica no contexto de uma inovação curricular, fundamentada no campo disciplinar da filosofia da química, tem dois objetivos principais. Um primeiro é problematizar o lugar do debate da filosofia da química no currículo de formação inicial de professores. Um segundo é mostrar, em um exemplo do currículo real, que este debate tem elementos fundantes suficientes para orientar uma inovação curricular, que é proposta. Tendo como referência este debate foi proposto, em 2005, uma inovação curricular na disciplina historia e filosofia da química na reforma curricular da UESB. A forma padrão de transmissão do conhecimento histórico no currículo de química tem sido positivista, descontextualizada, sem integração à prática de ensino e sem eixos epistemológicos orientadores. Nossa principal motivação, nesta inovação curricular, foi, inicialmente, de oferecer uma alternativa a esta forma padrão. Esta disciplina, ainda em vigor até o presente, mostrou alguns problemas e dificuldades em seu desenho inicial e desenvolvimento curricular. Após identificarmos estes problemas, propomos, repensamos e reformulamos uma nova intervenção em um outro nível de problematizações. Neste trabalho mostramos nossas principais organizações teóricas, ideias estruturantes e o planejamento desta nova reformulação e inovação curricular.Downloads
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Publicado
2013-05-11
Edição
Seção
EF - Educação em Espaços não formais e ensino de química