Experimentação no Ensino de Ciências: O PIBID - Química e os alunos do Ensino Médio investigam a função do agasalho

Autores

  • Wbiratan Cesar Macedo de Oliveira
  • Josana Pereira dos Santos
  • Ítala Kariny Barroso Lopes
  • Laryssa Fernanda da Silva Gonçalves
  • Tábata Cristina Silva Ferreira
  • Adeline Cristina Pereira
  • Erik Ribeiro Pinto
  • Angélica Oliveira de Araújo
  • Cristina Fontes Diniz

Palavras-chave:

Experimentação. Ensino por investigação. Calor

Resumo

A contextualização, o ensino por investigação e a experimentação são estratégias utilizadas pelo PIBID - Química da UFVJM, em Diamantina-MG, para tentar promover uma melhor aprendizagem de química nas escolas públicas e do ensino de química para os alunos de licenciatura participantes do projeto. Neste trabalho apresentamos uma das atividades desenvolvidas pelo PIBID e alguns resultados obtidos. Para abordar no 1º ano do no Ensino Médio conceitos de física térmica, como calor, temperatura e sensação térmica, desenvolvemos uma atividade experimental e discutimos a função dos isolantes térmicos, em especial, o agasalho. A atividade desenvolvida constituiu na realização de atividade experimental investigativa e na aplicação de pré e pós testes. A análise dos questionários mostrou que os alunos construíram novos significados para a função do agasalho

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-24

Edição

Seção

EX - Experimentação no Ensino de Química